Coluna: pedagoga montessoriana Dani Cacciola, da @mybambini
Montessori e seu método de independência
As crianças que frequentam ambientes Montessori são incentivadas a serem independentes em todos os aspectos de sua vida e isso acontece desde que são bebês. Eles têm a oportunidade de fazer escolhas sobre suas atividades e, portanto, o envolvimento espontâneo começa a florescer. A liberdade de escolha é promovida com o entendimento de que também existem algumas regras relacionadas à liberdade – como garantir que as atividades sejam deixadas prontas para outra criança usar. Esse tipo de foco social promove a liberdade com responsabilidade, bem como conscientização e iniciativa social.
A abordagem requer consistência dos adultos, e os adultos precisam mostrar e ajudar como realizar tarefas. Lembre-se, ainda, que o trabalho pode não ser feito de acordo com as expectativas dos adultos, uma vez que as crianças precisam de oportunidades para desenvolver competência por meio da repetição. O bônus para a criança é um sentimento de conquista e controle sobre suas ações e ambiente.
Daniela Cacciola (@mybambini)
Mãe, designer gráfica, amante de decor infantil e pedagoga montessoriana. O Método Montessori parte do princípio de que todas as crianças têm a capacidade de aprender por meio de um processo que vai ser desenvolvido espontaneamente, sempre a partir de experiências efetuadas no ambiente.
Leave a comment
Você precisar fazer login para deixar um comentário.