Otimize com charme a área de amamentação!

Existe um lugar certo para amamentar? Qual a poltrona ideal? Essas e outras perguntas foram respondidas pela arquiteta Ana Luiza Manzini Romero, da Codecorar Petite, que ainda dividiu com a gente sua experiência com a amamentação de dois filhos!

 

Amamentar é uma experiência única e cada mulher tem suas dores, alegrias e medos. Cada mamãe irá encontrar a melhor posição para alimentar o seu pequeno e conforme vai passando os dias consegue entender o que seu filho precisa. O fato é que os bebês não vêm com manual de instrução e mesmo que você tenha mais de um filho, cada um é diferente do outro. Para dividir o seu conhecimento como mãe e também como arquiteta especializada em quartinhos e ambientes para os pequeninos, convidamos a arquiteta Ana Luiza Manzini Romero, à frente do escritório Codecorar Petite, para falar sobre amamentação e como a arquitetura pode ajudar nesse momento. Está curiosa? Nós também estamos!

Betsy: Ana, conta para a gente, qual o nome dos seus pequenos e a idade deles? 

Codecorar: Aqui em casa temos dois pequenos – o Raul com dois aninhos e a Luna minha bebezinha de apenas três meses. 

Betsy: Como montar um cantinho especialmente para amamentar – uma área bem funcional, na qual a mãe fique tranquila e, principalmente, confortável? 

Codecorar: É preciso lembrar que esse espaço deve atender as necessidades pessoais da mulher em todos os momentos da amamentação. Digo isso porque os itens da mamada diurna são diferentes de uma mamada noturna. Mas um detalhe importante é escolher um local próximo a uma fonte de energia para carregar o celular, por exemplo, e ainda contar com luzes auxiliares. 

Betsy:  O que é preciso ter nesse espaço? 

Codecorar: Agora vou responder como a Ana mãe, independente de onde seja esse local, que pode ser na cama, sofá ou poltrona, o importante é a mulher sentir-se confortável e tranquila. Um item que eu dispenso e não recomendo é o relógio – sua presença muitas vezes acaba gerando pressão de “normatizar” as mamadas quando elas são no peito.  

Betsy: Qual dica você daria para a mamãe na hora de comprar a poltrona de amamentação? 

Codecorar: O lado arquiteta acaba falando mais alto na hora dessa escolha e não consigo deixar a beleza da peça de lado, porém, a poltrona deve ser confortável para a função que terá que desempenhar – já que ela precisa atender as necessidades da mãe. Por isso, ela deve observar se existe um apoio para a sua cabeça e braços eé importante analisar se tem alguma dificuldade ao senta-se  e manter os pés apoiados no chão. Esse apoio é importante para que a mãe consiga levantar com o neném nos braços sem acordá-lo.  

Betsy: Se a poltrona não couber dentro do quarto, onde ela pode ficar? Sem que a mãe fique exposta ou se sentindo desconfortável? 

Codecorar:  Em minha opinião, assim que a mãe cria a conexão com o bebê e entende a dinâmica da amamentação, não tem mais a necessidade de um canto específico. Mas nos primeiros momentos é importante que a poltrona fique longe de barulhos altos que tiram a atenção do bebê e que seja possível fazer o controle da claridade no ambiente. Observando esses cuidados, o quarto do casal, a sala ou outro ambiente da casa pode se transformar rapidamente em um espaço para amamentação.

Betsy: É preciso ter uma almofada para apoiar o bebê? Isso realmente ajuda?

Codecorar:  O tempo de mamada de cada bebê é diferente e permanecer por muito tempo com o braço na mesma posição pode ser cansativo. Isso sem falar que com o passar dos meses, o pequeno cresce e começa a ficar pesado.  Nesse momento é gostoso ter um apoio extra para relaxar e descansar os músculos do braço. Aqui em casa a minha segunda filha é mais demorada na mamada e o apoio é muito bem-vindo!  

Betsy: Você indica ter um tapete nessa área?

Codecorar:  A presença de tapete sempre deixa o ambiente mais acolhedor e bonito. De novo o meu lado arquiteta fala mais alto para essa resposta e eu adoro tapetes – tem um mais lindo que o outro. Busque um modelo que seja fácil de lavar e de preferência de algodão. O item também ajuda a diminuir os ruídos – e ninguém quer acordar o pequeno enquanto ele dorme ou tirar atenção dele enquanto mama!

Betsy: Como é possível aliar a decoração do quartinho com a área da amamentação?

Codecorar: É bacana integrar a área de amamentação no contexto da decoração do quarto. Podemos utilizar o mobiliário nas cores do ambiente, caso não ocupem o mesmo espaço. Escolher tecidos confortáveis e práticos para a poltrona e a almofada de amamentação é uma dica preciosa.

Betsy: Como mamãe de duas crianças, como é sua experiência com a amamentação?  

Codecorar:  Tive sucesso nas duas maternidades – com o primeiro filho amamentei por 1 ano e pretendo ter um caminho parecido com a pequena agora. O começo é sempre difícil, mas mantendo os pensamentos leves e distante de todo tipo de autocobrança é possível achar o seu ritmo e criar a conexão necessária com o bebê.

Leave a comment