Bebê feliz e limpinho!
A higiene do bebê é primordial para que ele cresça saudável. Para isso, tenha um kit higiene por perto e tome os cuidados necessários
Limpar e cuidar do bebê não é uma das tarefas mais fáceis para uma mãe ou pai de primeira viagem – vamos dizer a verdade, trocar a fralda de um recém-nascido ou dar banho não é tranquilo para ninguém. Para que esses momentos não se tornem o seu pior maior pesadelo, convidamos dois profissionais que vão te ajudar a entender, cuidar e organizar o espaço da limpeza do bebezinho.
O Dr. David Elias Nisenbaum, pediatra do Sabará Hospital Infantil e a organizer Gisele Barros trazem dicas imprescindíveis para tornar a rotina de cuidar dos pequenos mai tranquila – e ainda deixar o bebê sempre limpinho e saudável. Vamos lá?
Para começar, o pediatra recomenda ter muita atenção na hora do banho. Antes de iniciar tenha tudo em mãos: toalha, sabonete, cotonete, algodão e até o cesto para a roupa sujo. Sua concentração deve ser toda voltada para o neném.
“No começo existe uma insegurança para dar o banho na criança. Tente ficar com alguém mais experiente ao seu lado. Se estiver em boas condições de saúde após o parto tente dar você mesmo o banho, pois só assim ganhará prática para realizá-lo quando estiver sozinha,” aconselha.
Dr. David Elias Nisenbaum, pediatra do Sabará Hospital Infantil
O médico ainda fez um guia de como dar um banho seguro no seu filho.
- Embora existam controvérsias antes da queda do coto umbilical, coloque pouca água na banheira para evitar submergir muito o umbigo;
- Não se esqueça de ter tudo que precisa perto de você, seja no banheiro ou no quartinho;
- Antes de tirar a roupinha do bebê, limpe os “orifícios” do rostinho da criança e o umbigo com um cotonete umedecido em água. Tome cuidado para não introduzir os cotonetes no ouvido – só limpe o pavilhão auricular, ou seja, a parte visível da orelha. O médico complementa: “onde o dedo não entra não se deve usar o cotonete”;
- Ainda com a criança vestida, lave a cabeça, enxugue e em seguida dê o banho completo.
Seque bem o bebê, coloque sua fraldinha… E pronto? Nada disso, como nem tudo é um mundo de fantasia, o bebê faz xixi e cocô toda hora. E para manter ele saudável é preciso ter muita cautela com a sua higiene. Como essa ação será feita muitas vezes ao dia, é importante deixar tudo bem fácil para quem for trocar o bebê não tenha dificuldades de fazer tudo sozinho.
A personal organizer Gisele Barros indica ter ao lado do trocador uma bandeja, um pote para guardar o algodão, um para o cotonete, uma garrafa térmica e um outro pote para a maisena, além de uma molhadeira (o famoso kit de higiene!). Se não tiver espaço deixe todas as coisas guardadas na primeira gaveta e apenas a garrafa térmica e um potinho para molhar o algodão em cima.
Você deve estar se perguntando o porquê de ter uma garrafa térmica e não um lencinho umedecido, que dá menos trabalho. Nisenbaum alerta que muitas crianças apresentam alergias ou sensibilidade a produtos químicos ou perfumes que existem nos lenços umedecidos. Por isso, é melhor usar o algodão encharcado com água para a higiene – sempre sem esfregar demais a pele. Quando não estiver em casa, pode-se usar o lenço, mas caso a criança apresente vermelhidão ou a pele irritada, suspenda o uso imediatamente.
“Outra vantagem da peça é que a mamãe ou o papai não vão precisar toda hora esquentar a água, ela estará lá morninha e higienizada pertinho da área da troca”.
Gisele Barros, Personal Organizer.
Atenção redobrada para os pais meninas! Elas devem ter um cuidado especial na hora de limpar as fezes, já que a uretra é mais curta e há perigo de contaminação, o que pode causar uma infecção urinária.
“Em meninas sempre se deve limpar as fezes para trás. Evite limpar o ânus com o mesmo algodão da vagina.”
Dr. David Elias Nisenbaum, pediatra do Sabará Hospital Infantil
Já sabemos que o kit higiene é primordial, mas como ele deve ser? Gisele responde que ele pode ser do material e cor que a mamãe desejar. A maioria prefere de porcelana, por ser mais higiênico e duradouro, mas nada impede que ele seja feito de outra forma. Agora já parece mais fácil dar banho e trocar a fralda do seu bebê – ode ler e reler e até salvar no seu celular ou computador. Respire e tudo vai dar certo, logo você fará isso com a maior naturalidade.
GOSTOU DO QUE VIU?
TEM MUITO MAIS EM NOSSA LOJA
Leave a comment
Você precisar fazer login para deixar um comentário.