Coluna: pedagoga montessoriana Dani Cacciola, da @mybambini

Pintar uma imagem: Independência infantil Montessoriana 

Existem muitas rotinas no cotidiano da sala de aula Montessori que promovem esse sentimento de conquista: arrumar uma mesa, servir um lanche no estilo café e também lavar a louça no final. As crianças são incentivadas a pensar em seus amigos retornando as atividades onde os encontraram como por exemplo, colocando os livros de volta na estante ou certificando-se de que os recursos não utilizados do carrinho de arte sejam devolvidos às suas caixas e cestas apropriadas.

Um bom exemplo dessa rotina é pintar e lavar o cavalete depois. Como a maioria das crianças gosta de pintar e usar água, essa rotina oferece a ela  uma oportunidade perfeita para introduzir todo o ciclo de atividades, começando com a decisão de pintar e terminar, deixando um cavalete limpo e lavando as mãos. Considere a sequência de etapas necessárias para esta atividade e como elas suportam todos os aspectos ou aprendizado e desenvolvimento:

  • tomar a decisão de pintar;
  • lembrar de vestir um avental e arregaçar as mangas;
  • decidir qual tamanho de papel usar;
  • anexá-lo ao cavalete;
  • escolher  as cores a serem usadas;
  • pintar  a imagem;
  • escrever o nome na foto, sozinho ou com a ajuda do profissional;
  • tirar a pintura;
  • colocar para secar

  • encher um balde com água suficiente para lavar o cavalete;
  • apertar a esponja / pano;
  • limpar o cavalete e os potes de tinta, se necessário;
  • verificar se estão limpos;
  • enxaguar a esponja ou o pano;
  • esvaziar a água do balde;
  • verificar se não há água derramada e limpá-la, se necessário;
  • lavar as mãos;
  • tirar o avental.

 

dani

Daniela Cacciola (@mybambini)

Mãe, designer gráfica, amante de decor infantil e pedagoga montessoriana. O Método Montessori parte do princípio de que todas as crianças têm a capacidade de aprender por meio de um processo que vai ser desenvolvido espontaneamente, sempre a partir de experiências efetuadas no ambiente.

Leave a comment