Coluna: pedagoga montessoriana Dani Cacciola, da @mybambini
Pintar uma imagem: Independência infantil Montessoriana
Existem muitas rotinas no cotidiano da sala de aula Montessori que promovem esse sentimento de conquista: arrumar uma mesa, servir um lanche no estilo café e também lavar a louça no final. As crianças são incentivadas a pensar em seus amigos retornando as atividades onde os encontraram como por exemplo, colocando os livros de volta na estante ou certificando-se de que os recursos não utilizados do carrinho de arte sejam devolvidos às suas caixas e cestas apropriadas.
Um bom exemplo dessa rotina é pintar e lavar o cavalete depois. Como a maioria das crianças gosta de pintar e usar água, essa rotina oferece a ela uma oportunidade perfeita para introduzir todo o ciclo de atividades, começando com a decisão de pintar e terminar, deixando um cavalete limpo e lavando as mãos. Considere a sequência de etapas necessárias para esta atividade e como elas suportam todos os aspectos ou aprendizado e desenvolvimento:
- tomar a decisão de pintar;
- lembrar de vestir um avental e arregaçar as mangas;
- decidir qual tamanho de papel usar;
- anexá-lo ao cavalete;
- escolher as cores a serem usadas;
- pintar a imagem;
- escrever o nome na foto, sozinho ou com a ajuda do profissional;
- tirar a pintura;
- colocar para secar
- encher um balde com água suficiente para lavar o cavalete;
- apertar a esponja / pano;
- limpar o cavalete e os potes de tinta, se necessário;
- verificar se estão limpos;
- enxaguar a esponja ou o pano;
- esvaziar a água do balde;
- verificar se não há água derramada e limpá-la, se necessário;
- lavar as mãos;
- tirar o avental.
Daniela Cacciola (@mybambini)
Mãe, designer gráfica, amante de decor infantil e pedagoga montessoriana. O Método Montessori parte do princípio de que todas as crianças têm a capacidade de aprender por meio de um processo que vai ser desenvolvido espontaneamente, sempre a partir de experiências efetuadas no ambiente.
Leave a comment
Você precisar fazer login para deixar um comentário.