Bonecas de pano, uma nostalgia que faz bonito no decor!
Simples brinquedos feitos de tecido são capazes de incentivar a criança, sua imaginação e desenvolvimento sensorial
Das lembranças mais gostosas da infância estão as brincadeiras – seja ela de correr, de desenhar e, claro, as bonecas. Quem nunca teve uma boneca de pano? Um brinquedo simples e tão delicado, confeccionado de tecido, feitos em partes separadas e com enchimento que pode ter diversos materiais, sendo o mais comum o algodão.
Elas existem no mundo inteiro e no Brasil a bonequinha de pano se tornou uma marca forte da arte popular e do folclore. Fizeram tanto sucesso que uma delas, a Emília, se tornou umas das principais personagens das aventuras do Sítio do Picapau Amarelo, escrito por Monteiro Lobato.
O mais interessante é que essas bonecas normalmente são feitas em casas ou em ateliês, por costureiras, bonequeiras ou artesãs. As bonecas recebem muito carinho e amor nas mãos dessas mulheres, muito diferente das feitas em grande escala. A costureira Silvana Domene Firmo, que tem 58 anos, faz bonecas desde os 11 anos e nos contou que desde cedo aprendeu com a sua mãe e parentes a fazer as suas próprias bonecas. “Quando tive a minha filha comecei a fazer bonecas para ela, claro que eu também fazia as roupinhas, uma mais graciosa do que a outra”, recorda Silvana.
Delicadas, elas podem passar de geração em geração, assim uma criança hoje pode presentear sua filha ou neta daqui a alguns anos com a mesma boneca. Não tem maneira certa ou segredo para fazer as pequenas, você pode ter um molde ou mesmo quem é mais experiente confeccioná-las a olho. Cada detalhe é especial e cada boneca é única, podendo ser feita em algumas horas ou dias. “O tempo de confecção depende muito do produto. Mas, por exemplo, uma boneca com vestido mais simples, cabelo de lã e olhinhos bordados pode ser feita em apenas um dia”, revela a costureira.
Outro diferencial das bonecas repletas de amor é que elas são sustentáveis, já que podem ser feitas de retalhos ou de tecidos amigos da natureza. Elas podem ser as melhores amigas da meninada e acompanhá-la em todas as aventuras – seja em casa, na escola ou em uma viagem. “Costumo fazer a maioria das minhas bonecas com tecido cru, as roupinhas em tecido de algodão estampado ou liso, além de usar malha, tule e, para alguns detalhes, feltro e pelúcia”, acrescenta Silvana.
Presentear uma criança com uma boneca de pano é incentivar a imaginação e o desenvolvimento sensorial dela. Além disso, são ótimas para decorar o quartinho, fica super suave e fofo.
GOSTOU DO QUE VIU?
TEM MUITO MAIS EM NOSSA LOJA
Leave a comment
Você precisar fazer login para deixar um comentário.