Coluna: Dani Cacciola, da My Bambini

7 passos para montar um quartinho estilo Montessori

PASSO 1: Simplicidade 

Um dos apelos do quarto no estilo Montessori é ser simples. O quarto é montado sem excesso de brinquedos, móveis volumosos e bagunça em geral. É um ambiente discreto, criado apenas para o desenvolvimento da criança.

PASSO 2: O berço

Uma das principais transições que as mamães enfrentam para o quarto Montessori é remover o berço. Colocar o colchão diretamente no chão parece um pouco estranho no começo, mas faz parte. O objetivo da cama ser baixa é que a criança pode entrar e sair sozinha. Uma simples mudança dessas traz a sensação de independência e um ambiente que se encaixa na sua estatura física. Como o objetivo da cama rente ao chão é facilitar a mobilidade infantil, a sugestão é que a transição ocorra quando a criança já sabe andar e está segura nos seus passos. Na época em que eu ia fazer a transição do berço para cama-casinha da Alice, foi justamente quando o Arthur nasceu, então, para evitar tantas mudanças ao mesmo tempo na vidinha dela, resolvi esperar mais 6 meses de adaptação! Terminei o desenho da cama-casinha como queria e  já estão produzindo do meu jeitinho.

PASSO 3: A altura da criança

Coloque os brinquedos em cestos e dispostos em prateleira baixinhas, assim a criança tem a  opção de brincar  com o que deseja no momento, aumentando sua independência e concentração. A configuração do ambiente com estimulação excessiva deixa a criança confusa e perdida em seu espaço. Com a organização dos brinquedos, no entanto, ela começa a aprender em qual prateleira cada brinquedo fica, ajudando a manter o quarto em ordem! Os livrinhos também devem ter acesso fácil, permitindo que eles escolham seus favoritos por conta própria e quando será a hora da história.

PASSO 4: Organizar um armário

Mantenha um armário tradicional ou uma cômoda  para organizar as roupas e objetos pessoas da criança. Você pode construir um rack pequeno para as peças de brincar, assim a criança usa a imaginação livremente.

PASSO 5: Atenção aos detalhes!

Quando a criança  migra do berço para a cama Montessori, fique atendo à alguns pontos de segurança que devemos ter no quarto: verificar as tomadas (usar protetor), janelas (trancar e esconder a chave fora do quarto) , objetos pontiagudos ou cortantes, fios de eletricidade aparente e móveis soltos. Faça um check up no quarto antes, adapte-o e em seguida prossiga com uma transição tranquila.

PASSO 6: Crie um espaço amigável

Deve ser difícil ser uma pessoa pequena em um mundo adulto. É por isso que devemos sempre pensar nos móveis pequeninos. A mesinha e cadeira para colorir, brincar ou qualquer outra atividade, precisa atender ao tamanho da criança.

PASSO 7: Decore!

Use complementos e acessórios com suavidade e sutileza. O ambiente deve transbordar aconchego e tranquilidade. Um sonho para que a sua criança se sinta muito confortável e adore seu “cantinho”.

 

 

dani

Daniela Cacciola (@mybambini)

Mãe, designer gráfica, amante de decor infantil e pedagoga montessoriana. O Método Montessori parte do princípio de que todas as crianças têm a capacidade de aprender por meio de um processo que vai ser desenvolvido espontaneamente, sempre a partir de experiências efetuadas no ambiente.

GOSTOU DO QUE VIU?

TEM MUITO MAIS EM NOSSA LOJA

[products columns=”4″ orderby=”title” order=”ASC” ids=”1849, 2137, 1822, 1491, 1478, 1479, 1447, 1334, 1477, 1356, 1459, 1457, 1778, 1330, 1329, 1331, 1496, 1833, 1275, 1269, 1442, 1977″]

Leave a comment